A arte de emagrecer rapidamente

Ei, sou Anna Paula, trabalho como supervisora em Emagrecentro no Jabaquara. Eu sou mãe e blogueira no meu tempo livre. Tenho uma vida bem saudável e tem como missão transformar vidas! este blog é feito para você, aproveite…Hoje falamos sobre a arte de emagrecer rapidamente, mas fique ligadinho, logo vai conhecer ainda mais

Institutos de beleza, charlatães e multinacionais de dietética afirmam ter a solução. O denominador comum de quase todos eles é que eles baseiam seus métodos em ” consumindo menos calorias “.

As calorias de um alimento indicam a quantidade de energia que ele fornece; assim, parece que perder peso seria uma questão de comer menos calorias do que as gastas, e assim forçando o corpo a mobilizar reservas de gordura.

Mas isto não é tão fácil como adicionar e subtrair; o organismo não é tão simples, mas tem mecanismos de auto-regulação muito complexos , que tornam necessário ter em conta não só a quantidade mas também a qualidade do alimento consumido.

Há também mecanismos de economia que são acionados quando poucos alimentos são ingeridos, dificultando a perda de peso pela redução da quantidade de alimento , e que, muitas vezes, há ganho de peso após seguir uma dieta, mesmo que a ingestão não seja controlada.

A arte de emagrecer rapidamente

Composição dos alimentos

Os alimentos são compostos por substâncias que servem ao organismo de materiais de construção ; combustão e manutenção denominadas carboidratos , proteínas e gorduras , além de vitaminas e minerais; indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. O que deve ser levado em conta quando emagrecimento é o índice glicêmico .

Ao consumir um alimento há uma elevação do conteúdo de glicose no sangue; que depende do tipo e proporção de carboidratos que esse alimento contém; o índice glicêmico é usado para medir essa variação em relação a um alimento de referência ao qual é atribuído o valor 100.

Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, mais rápido ele disponibiliza ao organismo a referida glicose do alimento ; isso depende das transformações necessárias para que os carboidratos nela contidos se tornem glicose.

O açúcar branco tem um valor de 136, os cereais refinados e derivados mais de 110, os cereais integrados entre 80 e 90, o leite 50, as leguminosas menos de 50 e os frutos entre 30 e 50. Quando o índice glicêmico é alto, igual ou superior a 100, há uma alteração no uso de glicose , enquanto que se for menor que 100, o alimento garante um bom suprimento de carboidratos para o organismo.

A arte de emagrecer rapidamente

Controle dos Níveis de Açúcar

O pâncreas responderá ao aumento da glicose no sangue produzindo uma substância, a insulina; quanto maior o índice glicêmico do alimento consumido, maior a quantidade. Através deste mecanismo, o organismo recebe a mensagem de que tem as necessidades calóricas cobertas e vai para armazenar gordura.

Como vimos, açúcar branco, farinhas refinadas, pão branco, arroz refinado, batatas, etc. Eles têm altos índices glicêmicos , então consumi-los torna difícil perder peso ; embora a quantidade total de calorias consumidas não seja excessiva . No entanto, o pão integral e o arroz não aumentam muito a glicose no sangue porque têm baixos índices glicêmicos.

Mas não devemos ignorar que os resíduos de pesticidas e outros tratamentos com produtos artificiais ; são encontrados em maiores quantidades em alimentos inteiros . Portanto, acima de tudo, os alimentos inteiros devem ser biológicos , ou seja, provir de sistemas agrícolas e de processamento que respeitem os ciclos biológicos, sem a utilização de qualquer produto artificial, obtendo-se assim alimentos equilibrados e saudáveis.

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