A dieta mediterrânica e as gorduras insaturadas

Hey, pessoal, me chamo Anna Paula, trabalho como coordenadora em clínica estética Emagrecentro no Jabaquara, o maior Centro de Emagrecimento e Estética do Brasil. Eu sou mãe e uma blogger no meu tempo livre. Vivo uma vida muito saudável e tem como missão transformar vidas! este site é feito para você, aproveite…Hoje vamos apresentar para vocês a dieta mediterrânica e as gorduras insaturadas, até mais. ?

A dieta mediterrânica tornou-se popular nos últimos tempos. Estudos comparativos sobre a esperança de vida na Europa mostraram que, em geral, os países nórdicos têm uma esperança de vida inferior à dos países mediterrânicos.

A principal causa de morte é a doença cardiovascular, muitas vezes causada por uma dieta rica em gordura saturada.

A dieta mediterrânica não é uma dieta específica a seguir, mas um modelo genérico que engloba diferentes costumes dos países do Sul. É uma dieta com poucas gorduras saturadas e abundante em gorduras insaturadas, de onde provém o grosso calórico da dieta.

A dieta mediterrânica e as gorduras insaturadas

Azeite

O denominador comum das diferentes alfândegas mediterrânicas é o azeite virgem , a principal fonte de gordura insaturada. É usado para vestir saladas, cozinhar legumes ou arroz, e fritar.

No entanto, é importante distinguir entre azeite virgem (extraído após a primeira prensagem a frio) e azeite puro (extraído quimicamente a quente).

A primeira é a mais saudável porque contém mais ácidos gordos monoinsaturados, benéficos para o organismo e para os níveis de colesterol “bom”.

A dieta mediterrânica e as gorduras insaturadas

Hidratos de carbono

Uma das principais bases da dieta mediterrânica são os hidratos de carbono: cereais, legumes, frutos secos, vegetais e frutas são uma parte essencial dos menus diários.

A dieta mediterrânica nunca se baseia em proteínas , pois deixa carne e peixe em segundo plano. Cozinhar é simples, com poucos molhos e numerosos temperos naturais: ervas aromáticas, vinagre.

Produtos lácteos, leguminosas ou cereais, frutas, azeite, nozes ou sementes, vegetais são tomados diariamente. Carne, peixe e ovos, por outro lado, só são consumidos semanalmente.

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