A melhor de todas as soluções para a obesidade é o desporto

Hey, pessoal, o meu nome é Anna Paula e eu trabalho como chefe da unidade Emagrecentro no Jabaquara. Eu sou mãe e blogueira no meu tempo livre. Vivo uma vida ativa e saudável e tem como missão transformar vidas! este blog é feito para você, aproveite…Hoje vamos apresentar para vocês a melhor de todas as soluções para a obesidade é o desporto, até mais. ?

A actividade física produz uma série complexa de consequências. O exercício pode afectar o apetite, o peso e a composição do corpo e o metabolismo basal. Atividade física e ingestão . A nível popular, é amplamente aceite que o ar puro e saudável das montanhas ou do mar desperta o apetite, tal como a actividade física pode aumentar a ingestão.

Por esta razão, foi erroneamente considerado que não é aconselhável prescrever exercício físico para reduzir o peso, uma vez que o gasto energético alcançado é rapidamente compensado pelo aumento do apetite e da ingestão. No entanto, a relação entre o exercício físico e o consumo de alimentos não é tão clara como a que se supõe existir entre a obesidade e a inactividade física. A pesquisa sobre o assunto mostra que o exercício pode aumentar, diminuir ou não afetar a ingestão.

A melhor de todas as soluções para a obesidade é o desporto

Estas diferenças podem ser explicadas

Em parte, tanto as diferenças de idade e sexo dos sujeitos, bem como a intensidade e duração do exercício praticado e o tipo de exercício (Stern, 1984). Estudos com animais mostraram claramente que a atividade reduz o consumo de alimentos em machos (Katch, Martin e Martin, 1979; Nance, Bromley, Barnard, e cois., 1977), mas que essa redução não é observada em fêmeas (Nance e cois., 1977).

Nos seres humanos, pouco trabalho foi feito para identificar os efeitos da actividade física no comportamento de ingestão; no entanto, os primeiros resultados apresentados apontam na mesma direcção que os obtidos em estudos com animais.

Por exemplo, Holm, Bjórntorp, e Jagenburg (1978) descobriram que os sujeitos do seu estudo apresentavam uma diminuição do apetite após o exercício, e Epstein, Masek, e Marschall (1978) descobriram que o consumo de alimentos em crianças em idade escolar podia ser reduzido através da marcação de intervalos antes do almoço, em vez de depois, como habitualmente.

Assim, parece que o exercício diminui a ingestão, e embora quase nenhum estudo tenha avaliado a duração desses efeitos, Stern (1984) aponta que eles ocorrem no curto prazo para indivíduos moderadamente ativos, enquanto que para indivíduos sedentários os efeitos não são observados até após um período prolongado de atividade física.

Se, como mencionado na seção anterior, os obesos são mais sedentários do que as pessoas com peso normal, provavelmente como conseqüência de sua própria obesidade, parece evidente que a prescrição de exercício deve acompanhar qualquer tipo de tratamento que vise à redução do peso. Embora, inicialmente, os efeitos deste exercício aumentem a ingestão, a longo prazo a quantidade de alimentos consumidos será reduzida, favorecendo a perda de peso.

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2. Efeitos da actividade física no peso

Qualquer pessoa pode reduzir o peso com exercício físico, mesmo que a diminuição seja pequena. Por exemplo, se uma pessoa tentar perder peso apenas através de um programa de atividade física, pode alcançar uma perda média de 120 g por semana se for obeso, e 50 g se o seu peso for normal. Claramente, a magnitude da perda de peso é proporcional à frequência e intensidade do exercício (Brownell e Stun-kard, 1980).

O trabalho realizado nesta área é bastante consistente e geralmente apresenta resultados que dificilmente podem ser interpretados como efeitos exclusivos da actividade física, mas são frequentemente acompanhados por alterações nos padrões alimentares. Além da perda de peso, o exercício físico deve levar a uma redução da gordura corporal e a um aumento da musculatura. Um homem de peso normal é considerado como tendo entre 5% e 20% de gordura corporal, enquanto uma mulher tem entre 20% e 25%.

Por outro lado, um atleta que pratica, por exemplo, um esporte de grande resistência, como correr uma maratona, tem apenas 5% de gordura corporal (Stern, 1984). León, Conrad, Hunninghaka e Serían (1979) submeteram pessoas sedentárias obesas a um programa de 16 semanas e observaram que a perda média de peso foi de 5,7 kg; presumivelmente, a maior parte do peso perdido veio do tecido adiposo.

Na mesma linha, Gwinup (1975) indicou que as mulheres obesas que andavam um mínimo de 30 minutos por dia tinham perdido uma média de 8 kg no período de um ano. Parece claro, então, que a atividade não só permite a perda de peso para ser alcançado, mas que a perda de peso geralmente vem de gordura corporal. No entanto, deve-se ter em mente que essas mudanças não ocorrem imediatamente e, portanto, é necessário manter programas de atividade física para que eles produzam seus efeitos.

Bjórntorp (1975) sugere que se o exercício prescrito for suficientemente vigoroso, são necessários pelo menos dois meses de treino para obter reduções significativas na gordura corporal.

As pessoas obesas que seguem apenas uma dieta para perder peso perdem frequentemente tecido muscular, bem como gordura. Quando a dieta é combinada com programas de atividade física, além de não ter essa perda, o músculo pode aumentar (Speaker, Schultz, Grinker and Stern, 1983; Zuti, Golding, 1976).

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3. Actividade basal e metabolismo

Finalmente, achamos interessante notar que, além dos efeitos positivos da atividade física sobre o peso, tecido adiposo e tecido muscular, o exercício em si pode facilitar a perda de peso e aumentar a taxa metabólica. Este aumento pode ajudar a contrariar a redução da taxa metabólica que ocorre com os aportes calóricos restritivos (dietas).

Numerosos autores têm apontado que a restrição calórica causa uma redução de 15 a 30% no ritmo do metabolismo basal, tanto em pessoas obesas como magras (Apfelbaum, Bostsarron e Lacatis, 1971; Bray, 1969; Drenick e Dennin, 1973; – Ho.ward, Grant, Challand e cois., 1978). As consequências desta diminuição da taxa de metabolismo parecem claras : a redução do peso através da dieta favorece a adaptação do organismo ao novo consumo calórico, o que pode evitar a perda de peso futura.

Para ilustrar este facto, Apfelbaum e Cois. (1971) calculou que a gordura corporal diminuiria aproximadamente 40 g por dia em um indivíduo que reduziu sua ingestão de 2.000 para 1.500 calorias por dia. No final do segundo mês de dieta, o sujeito perderia apenas 50%, ou seja, 20 g por dia, seguindo a taxa decrescente até atingir 1 0 g por dia no final do terceiro mês, altura em que a taxa pararia completamente. Estes cálculos foram posteriormente confirmados por Garrow (1974) e Wooley and cois. (1979)

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