A melhor dieta para mulheres grávidas

Olá, meus amigos são Anna Paula, me encargo em clínica Emagrecentro no Jabaquara. Eu sou mãe e guru da manutenção física no meu tempo livre. Levo uma vida ativa e muito saudável e sou apaixonada por novos desafios, este site é feito para você, aproveite…Hoje nos referimos a a melhor dieta para mulheres grávidas, mas fique ligadinho, logo vai conhecer ainda mais

A gestação pressupõe um aumento nas necessidades nutricionais para atender a mãe e feto . Está comprovado que uma alimentação correta e não excessiva durante a gestação reduz a mortalidade fetal e neonatal, pois, sobretudo, o excesso de peso que provoca aumento de peso acima do considerado normal pode causar um sobrepeso fetal que dificulta o parto e crianças que serão potencialmente obesas quando crescerem (obesidade hipertrófica devido ao aumento do número de adipócitos).

Por todas estas razões é necessário que a dieta na gravidez seja ponderada de acordo com os requisitos de cada fase da gestação.

A melhor dieta para mulheres grávidas

Alimentação nas Fases da Gravidez

Durante o primeiro quarto não há praticamente nenhum aumento metabólico e o peso aumenta muito pouco. Neste período a dieta deve ser como na mulher saudável e não grávida.

Nos outros dois trimestres o aumento de calorias deve ser de cerca de 300 calorias por dia; o aumento deve ser feito aumentando as rações nas duas refeições principais ; e tomando café da manhã e lanche para obter uma ingestão contínua de calorias e evitar sobrecarga digestiva com refeições copiosas, que são mal toleradas, na segunda metade da gravidez.

O ganho de peso normal durante a gravidez é, portanto, de 9 a 12 quilos, embora a altura da mulher, seu peso e o número de fetos que ela vai ter devam ser levados em consideração.

Além de suas maiores necessidades calóricas e proteicas , a gestante também precisa de um maior suprimento de vitaminas e minerais . Na maioria dos casos, estas necessidades são cobertas com o aumento da ingestão de alimentos, mas devem ser sempre aconselhadas pelo ginecologista.

A melhor dieta para mulheres grávidas

Dicas Práticas Úteis nesta fase

  • Cuidar da higiene oral com cuidado (neutralizar a acidez da saliva que está ligada às alterações metabólicas existentes, através de enxaguatórios bucais alcalinos)
  • Faça cozimento simples , sem excesso de gordura, sal ou especiarias (ferro, vapor, forno).
  • Coma devagar, mastigando bem e não “lanchando” entre as refeições.

Realizar a mesma atividade como sempre, se possível, caminhar ou dar uma caminhada, pois melhora a constipação usual neste período, bem como a circulação sanguínea . Evitar vômitos frequentes nos primeiros meses de gravidez:

  • Não se levante com o estômago vazio.
  • Não bebas muito nas refeições.
  • Fora das refeições, beber pelo menos dois litros de líquidos por dia (água, sumos, leite, etc.).
  • Não fumaça ou beber álcool durante a gravidez. Em geral, os filhos de mulheres que fumam pesam 150 a 200 gramas a menos ao nascer do que os filhos de mães que não fumam.
  • Se tiver de tomar qualquer tipo de medicamento, este deve ser homeopático, uma vez que não tem contra-indicação para a mãe ou para o feto.

A gravidez pode e deve ser bela, harmoniosa, a maternidade não produz fealdade, e é verdade que a mulher grávida é amada de outro modo, porque nos homens nobres o espírito prevalece sobre a carne.

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