Carboidratos gorduras e proteínas na sua dieta diária

Hei, está bem? meu nome é Anna Paula, trabalho como gestora em clínica Emagrecentro no Jabaquara. Eu sou mãe e guru da fitness no meu tempo livre. Levo uma vida muito saudável e sou apaixonada por novos desafios, este artigo é feito para você, aproveite…Hoje nos referimos a carboidratos gorduras e proteínas na sua dieta diária, mas fique ligadinho, logo vai conhecer ainda mais

Antes de comer sem fome e de forma irracional , devemos parar para pensar se o prato na nossa frente é tão bom para o corpo quanto para o palato . Depois de termos falado, de uma forma geral, de atividade energética e de atividade de reconstrução biológica de alimentos , vamos expor as características específicas dos três principais alimentos.

Carboidratos gorduras e proteínas na sua dieta diária

Hidratos de carbono, hidratos de carbono ou hidratos de carbono

A principal função dos hidratos de carbono consiste em fornecer energia aos vários tecidos , especialmente ao cérebro e ao sistema nervoso . Além de terem uma tarefa energética fundamental para o organismo, desempenham uma função “lastro” insubstituível no intestino , porque são ricos em fibras vegetais. O amido é o hidrato de carbono mais envolvido na dieta do homem e está presente nas batatas, farinha, arroz, legumes, etc.

A dieta também inclui carboidratos na forma de monossacarídeos e dissacarídeos , presentes em frutas, leite, açúcar, etc.

Actualmente, existe uma tendência para consumir grãos inteiros em oposição aos cereais refinados que não têm fibra vegetal; a razão é que a fibra vegetal não engorda , pois o organismo expulsa-a sem a digerir. Além disso, regulam a sensação de saciedade e aumentam o volume de resíduos intestinais, evitando a constipação .

A secreção de insulina é estimulada por concentrações de glicose no sangue, por exemplo, após ingestão de carboidratos. A principal função da insulina é remover glicose do sangue, sendo o destino principal o tecido adiposo (a gordura do corpo reserva ) e músculos. No fígado, a glicose é transformada em gordura , que é armazenada no corpo como uma reserva de energia disponível para uso entre refeições ; nos músculos, é usada para sintetizar o glicogênio , que atua como uma reserva de energia de curto prazo para atividade muscular.

Carboidratos gorduras e proteínas na sua dieta diária

Gordura ou Lípidos

São alimentos que fornecem, fundamentalmente, energia calórica . São o segredo do sabor e da textura apetitosa de um alimento, e também estão envolvidos na absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

As fontes alimentares de gorduras são os óleos vegetais (azeite, milho, girassol, amendoim), ricos em ácidos gordos insaturados ; e as gorduras animais (bacon, manteiga, banha, etc.), ricos em ácidos gordos saturados.

Os termos gorduras saturadas e gorduras insaturadas são amplamente utilizados, mas certamente incorretamente, pois nenhuma gordura na dieta é composta de apenas um tipo de ácidos graxos .

Por exemplo, a manteiga é considerada uma gordura saturada , mas na verdade contém 65% de ácidos graxos saturados , 32% de ácidos graxos monoinsaturados e 3% de ácidos graxos polinsaturados . Numa dieta equilibrada é aconselhável consumir gorduras animais e vegetais.

Boa parte da gordura que deve ser consumida é ingerida sobreposta, por exemplo, a carnes, enchidos, queijos, chocolates, doces, nozes, azeitonas, etc., que retirados do cardápio diário e ingeridos muitas vezes inconscientemente, são os que desequilibram qualquer dieta e fazem o equilíbrio tender para a obesidade .

Carboidratos gorduras e proteínas na sua dieta diária

Proteínas

As proteínas são indispensáveis na dieta , pois são indispensáveis para o crescimento, função e reparação do organismo.

Durante o processo de digestão as proteínas do alimento são transformadas em aminoácidos . O corpo necessita de um total de vinte aminoácidos ; destes, oito (conhecidos como aminoácidos essenciais) devem ser fornecidos pelos alimentos da dieta ; outros (conhecidos como aminoácidos não essenciais) podem ser sintetizados pelo próprio corpo quando necessário. Eles estão envolvidos na composição de enzimas , hormônios e anticorpos , além de fornecer energia.

As fontes de abastecimento de proteínas provêm principalmente de origem animal : carne, peixe, moluscos, aves de capoeira, leite, queijo e ovos.

Em vegetais encontram-se proteínas de valor biológico estimável ; é o caso da soja, leguminosas, cereais, nozes, etc. Em uma dieta balanceada é necessário variar as diferentes fontes de proteína, e pelo menos 50 por cento dos ingeridos devem ser de origem animal.

 

 

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