Como controlar o colesterol para uma vida saudável

Hey, gente, está tudo bem? meu nome é Anna Paula a diretora em Emagrecentro Jabaquara. Eu sou mãe e fitness guru nas horas vagas. Levo uma vida muito saudável e tem como missão transformar vidas! este artigo é feito para você, aproveite…Hoje falamos sobre como controlar o colesterol para uma vida saudável, mas fique ligadinho, logo vai conhecer ainda mais

Colesterol. A arteriosclerose (endurecimento progressivo das artérias) é a doença que causa o maior número de mortes nos países ocidentais.

São precisamente os hábitos alimentares errôneos os principais responsáveis pela concentração excessiva no sangue de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), ricas em “mau” colesterol, que o organismo é incapaz de metabolizar.

Em contraste, o colesterol “bom” ou HDL (lipoproteína de alta densidade) tem demonstrado conferir alguma proteção contra a arteriosclerose.

Como controlar o colesterol para uma vida saudável

Tipos de colesterol e gordura

A quantidade e o tipo de gorduras numa dieta influenciam significativamente a concentração de lipoproteínas na corrente sanguínea:

  • Gorduras saturadas. Eles aumentam o colesterol LDL; encontrado em carnes gordas, pele de aves, leite integral, manteiga, queijo gordo e óleo de coco.
  • Gorduras monoinsaturadas. Eles reduzem significativamente a concentração de colesterol LDL e aumentam o nível de colesterol HDL. Eles são encontrados principalmente em azeite virgem e óleo de amendoim.
  • Gorduras polinsaturadas. Eles têm um efeito importante na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Encontram-se principalmente em peixes oleosos: sardinha, arenque, atum.

Como controlar o colesterol para uma vida saudável

Padrões Nutricionais Básicos

  • Reduzir a quantidade total de gordura.
  • Especialmente reduzir a quantidade de gordura saturada.
  • Aumentar a quantidade de gorduras monoinsaturadas, pois elevam as lipoproteínas LDL e previnem a arteriosclerose.
  • Aumentar a quantidade de gorduras polinsaturadas, que também reduzem os níveis de triglicéridos.

Para realizar uma dieta correta contra o colesterol há uma série de alimentos especialmente indicados, como lecithin , que podem ser adicionados como se fosse queijo ralado a saladas e guisados (pode ser comprado em estabelecimentos de dietética e lojas de produtos naturais ). Além disso, um regime deste tipo pode ser bem tolerado a longo prazo se a redução de energia for apenas de cerca de 500 kcal.

Também são especialmente recomendados alimentos ricos em fibras , peixes gordurosos, vegetais ricos em esteróis (beringelas, couve, ervilhas…), alho e cebola.

Como controlar o colesterol para uma vida saudável

Cozinhar sem gordura

Embora os segredos de cozinhar sem gordura já tenham sido mencionados, é aconselhável fazer aqui uma ênfase especial, uma vez que é na cozinha que se iniciam as orientações de saúde que permitem retardar o envelhecimento das artérias.

Os alimentos fritos devem ser sempre cozinhados com óleos vegetais (não coco ou óleo de palma), e evitar a reutilização.

As migalhas de pão devem ser deixadas por alguns momentos sobre um guardanapo de papel para que absorva um pouco da gordura.

É preferível vaporizar vegetais sem prolongar a cozedura, caso contrário uma grande parte do conteúdo de vitaminas seria perdida.

Caldos e guisados podem ser preparados no dia anterior e armazenados no frigorífico. A película de gordura formada pode ser removida antes do reaquecimento dos alimentos. Além disso, a gordura deve ser retirada da carne a cozinhar; no frango, a pele deve ser retirada.

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