Dicas incríveis sobre Potássio e Sódio

Hey, gente, está bem? eu chamo-me Anna Paula e eu trabalho como coordenadora em clínica Emagrecentro no Jabaquara, o maior Centro de Emagrecimento e Estética do Brasil. Eu sou mamãe e guru da aptidão nas horas vagas. Levo uma vida muito saudável e tem como missão transformar vidas! este site é feito para você, aproveite…Hoje vamos apresentar para vocês dicas incríveis sobre potássio e sódio, até mais. ?

Dicas incríveis sobre Potássio e Sódio

Potássio e sua importância

Este mineral está presente em todas as nossas células ; junto com o sódio regula, de acordo com um princípio muito delicado, o equilíbrio hídrico das diferentes células do corpo, e com ele deste último em sua totalidade.

Também com sódio é responsável pelo batimento cardíaco normal e pelo fornecimento de nutrientes aos nossos músculos. Junto com o fósforo fornece oxigênio para o cérebro e junto com o cálcio é importante na estimulação nervosa dos músculos.

O potássio também desempenha outra função importante no nosso organismo: ajuda na transformação da glicose (açúcar no sangue) em glicogênio (depósitos de carboidratos no fígado e músculos), na formação de proteína muscular e nas reações químicas das enzimas ; finalmente, também é responsável pela saúde da pele.

Por esta razão, o potássio desempenha um papel importante na dieta , pois é o chamado antagonista natural do sódio . Se tomarmos muito sal comum (cloreto de sódio) em nossos alimentos, nosso corpo pode ficar em um estado permanente de deficiência de potássio.

Pode intensificar-se se consumirmos menos de 2 g diários, comermos demasiada fruta e legumes, em caso de diarreia ou se perdermos água através de vómitos frequentes.

Dicas incríveis sobre Potássio e Sódio

Déficit de potássio

A deficiência de potássio pode aumentar para níveis perigosos se comermos demasiado açúcar ou bebermos demasiado álcool ou café. Com baixo nível de açúcar no sangue; o potássio é perdido na urina, enquanto a água e o sal permanecem nos tecidos.

As consequências são distúrbios nervosos, distúrbios do sono ; constipação, dores musculares, acne, pele seca e estados de fraqueza, mas sobretudo danos ao coração e à circulação, com hipertensão, que pode levar a angina de peito e infarto do miocárdio.

Pessoas que sofrem de stress, hipertensão e distúrbios digestivos devem procurar uma dieta pobre em sódio e rica em potássio. Este mineral é especialmente abundante em vegetais; laranjas, bananas, batatas cozidas com pele, produtos integrais e sementes de girassol.

Dicas incríveis sobre Potássio e Sódio

O que precisas de saber sobre o sódio.

O sódio é um mineral importante para o nosso balanço hídrico ; que juntamente com o potássio regula o equilíbrio ácido-base do sangue e o conteúdo de água das células do corpo, funcionando como um armazém para este último.

Ambos os minerais participam juntos nas contracções musculares e na estimulação dos nervos. Uma das principais tarefas do sódio é tornar outros minerais solúveis para que estejam disponíveis para o metabolismo.

Também auxilia na digestão (por exemplo, na produção de sucos gástricos); e na expulsão de dióxido de carbono do corpo, mantendo assim o sangue e a linfa saudáveis.

Como o alimento é geralmente muito salgado, as deficiências deste mineral são relativamente estranhas. É mais frequente que o seu excesso dê origem ao risco de hipertensão. O sódio é abundante em aves, carne e peixe marinho.

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