Dieta do Stress

Hei, gente, está bem? minha nome é Anna Paula, cuido de da unidade Emagrecentro no Jabaquara, o maior Centro de Emagrecimento e Estética do Brasil. Eu sou mamãe e guru da fitness no meu tempo livre. Vivo uma vida saudável e tem como missão transformar vidas! este site é feito para você, aproveite…Hoje nos referimos a dieta do stress, mas fique ligadinho, logo vai conhecer ainda mais

Qualquer pessoa ou animal está permanentemente sob stress. Vigília, medo, fome, movimento, paixão, trabalho…, praticamente toda atividade ou sensação está ligada ao estresse. Mesmo durante o sono estamos sujeitos à sua influência através de ruídos, cheiros, frio ou calor, através de sonhos.

Nenhum ser humano, nem o recém-nascido nem o reformado de uma vida aparentemente pacífica, está livre de stress. Mas sem fatores estressantes até morreríamos, já que a estimulação causada pelo seu bombardeio desperta e fortalece os mecanismos de defesa do nosso próprio corpo.

Em qualquer caso, há pessoas que, seja por causa da sua actividade profissional ou por motivos domésticos , estão sujeitas de uma forma muito especial ao stress. Ou acontece que as suas forças defensivas estão tão enfraquecidas que ficam indefesas mesmo quando confrontadas com situações aparentemente suportáveis, e dificilmente são capazes de se defender contra elas.

Surpreendentemente, muitas destas pessoas têm excesso de peso . E igualmente surpreendentemente, muitos deles agarram-se aos seus quilos extra porque reagem com distúrbios nervosos à perda rápida de peso. Eles enfrentam um dilema. Gostariam de perder peso, mas têm medo das consequências.

As dificuldades e preocupações destas pessoas são justificadas. Em situações estressantes, uma quantidade maior de hormônios do tipo catecolaminas (dopamina e noradrenalina) é produzida, desencadeando um metabolismo mais intenso de carboidratos, gorduras e proteínas para fornecer rapidamente energia ao corpo.

Ao mesmo tempo, são consumidas grandes quantidades de vitaminas e minerais, nomeadamente todos os primeiros e onze dos segundos, em especial potássio, fósforo, magnésio e cálcio, bem como substâncias semelhantes às vitaminas, como o inositol, a colina ou o ácido paraaminobutírico, que desempenham um papel essencial no metabolismo das proteínas.

Os animais têm comparativamente menos problemas com o stress. Assim, os micro-organismos primitivos necessitam somente cinco nutrientes para viver, pescar, pássaros e muitos outros seres vivos não mais do que vinte ou trinta. Uma planta precisa de cerca de 15 nutrientes, mas o ser humano precisa de 40 ou mais.

Dieta do Stress

Como funciona a dieta de estresse

Também pode ser chamado de dieta de secretárias ou executivos . Seu objetivo é, ao mesmo tempo, a perda de peso com uma contribuição adicional de proteínas, vitaminas e minerais e -isto é importante- um equilíbrio racional do nível de glicose no sangue.

Isto evita a chamada hipoglicemia, com todos os seus possíveis efeitos secundários, como cansaço, exaustão, dor de cabeça, humor depressivo, náuseas ou fraqueza muscular. A fim de evitar a deficiência de nutrientes, esta dieta deve ser seguida por um período prolongado de até quatro semanas.

Por outras palavras, a ingestão diária de energia não deve exceder 500 ou 600 calorias. É importante comer frutas, vegetais e cereais frescos, se possível moídos na hora. Ninguém deve estar confiante de que alguns comprimidos podem compensar a falta de minerais e vitaminas a longo prazo.

No mecanismo extraordinariamente sensível do nosso metabolismo, estes nutrientes sintéticos purificados actuam muitas vezes de forma completamente diferente dos frutos ou vegetais.

Embora as moléculas não se diferenciem, nas frutas e vegetais estão ligadas a determinadas proteínas transportadoras que facilitam a sua inclusão em processos enzimáticos: uma molécula de vitamina C numa maçã é muito mais valiosa do que uma molécula de vitamina C num comprimido. Muitos nutrientes das pastilhas nem sequer passam para os nossos corpos.

Dieta do Stress

Componentes

Pode parecer estranho, mas para que o nível de glicose no sangue permaneça constante , a dieta de estresse deve conter menos carboidratos, mais proteína e uma certa quantidade de gordura.

A razão para isso é que se você tomar muitos carboidratos, uma liberação extrema de insulina ocorre ao mesmo tempo. Este hormônio do pâncreas transporta rapidamente esta glicose dos carboidratos para as células do corpo como uma reserva. Como resultado, o nível de glicose no sangue diminui em vez de aumentar.

A dieta anti-stress visa evitar irritação , ou seja, intervalos excessivos no nível de glicose. Por esta razão, o açúcar e os doces devem ser evitados, porque este açúcar simples atinge o sangue rapidamente, aumenta o nível de glicose, mas depois cai novamente com a mesma velocidade.

Em vez disso, os hidratos de carbono complexos nesta dieta são gradualmente digeridos no trato digestivo e, assim, fornecer um fornecimento permanente de glicose para o sangue. Os hidratos de carbono complexos ocorrem principalmente em produtos integrais, frutas e vegetais.

Álcool, tabaco e café também devem ser evitados , pois também contribuem para irregularidades no nível de glicose. A cafeína estimula a produção de insulina que, como reação direta, reduz o nível de glicose. O consumo excessivo de álcool tem o mesmo efeito.

Em vez das três refeições diárias grandes , várias refeições menores devem ser tomadas em intervalos menores. Sempre que o nível de glicose no sangue cair, você deve comer um pouco para fornecer a quantidade necessária de glicose.

Um papel importante na dieta de estresse é desempenhado pela ingestão de gordura . Deve ser cozinhado com óleos vegetais ou óleos de peixe, que contêm uma grande quantidade de lecitina, bem como inositol, uma substância tipo vitamina que estimula a produção de lecitina no próprio organismo.

Em colaboração com a colina, uma substância gorda que protege o fígado contra a degeneração adiposa, o inositol previne a arteriosclerose. Também é muito importante para o metabolismo do cérebro e dos nervos. Acima de tudo, o inositol tem um efeito sedativo no sistema nervoso. Actua relaxando, aliviando a tensão e fazendo desaparecer a ansiedade.

Esta dieta ignora completamente o açúcar, doces, farinha, pão branco e outros alimentos pobres em nutrientes.

Dieta do Stress

O que podes comer?

Calorias: 1.500 diárias.
Proporção de nutrientes: 25% hidratos de carbono, 50% proteínas, 25% gorduras.
Café da manhã:

  • Chá.
  • Leite quente.
  • Muesli de cereais com fruta.

Alimento:

  • Camarões com arroz integral e salada.
  • Lombo de porco assado com batatas cozidas em folha de alumínio.
  • Meio frango com tigela de salada.

Jantar:

  • Cocktail de caranguejo com torradas.
  • Fonte de vegetais crus com ovos.
  • Fonte de queijo com várias saladas.

Bebidas:

  • Sucos
  • Sucos de vegetais preparados na hora.
  • Sem álcool.

Dieta do Stress

Vantagens

A dieta antiestressante resolve quaisquer deficiências nutricionais que possam estar presentes, apesar de uma ração calórica reduzida. Ele também fornece os nutrientes que são mais necessários em saltos turbulentos.

Oferece, portanto, uma variedade de mentiras, mas sempre sob o lema de..: cada mordida deve fornecer ao metabolismo um máximo de nutrientes.

Desvantagens

Mudar para várias refeições pequenas por dia, o que é muito importante, pode causar complicações. Caso contrário, a dieta anti-stress não tem desvantagens.

Intolerâncias/riscos

Como a dieta de estresse fornece ao organismo todos os aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas, além de ácidos graxos insaturados e glicose, quase constantemente e sem interrupção, não há riscos.

No entanto, se você quiser continuar a dieta por mais de quatro semanas, você teria que aumentar gradualmente a ingestão de energia para atingir 2.000 calorias por dia, bem como aumentar a proporção de carboidratos complexos para cinquenta por cento, reduzindo a proporção de proteína.

Resultado

A dieta ideal de funcionários de escritório, secretárias e executivos para aqueles que sofrem de estresse e -freqüentemente sem saber- sempre se encontram com déficit de nutrientes.

Esta é uma dieta excelente para pessoas com excesso de peso e que, por frustração ou medo , comem muito ou tendem a ficar irritáveis se tiverem que cortar na cozinha.

Deixe um comentário