Exercícios especiais para relaxamento

Oi, está tudo bem? a Anna Paula a gestora da unidade Emagrecentro no Jabaquara, o maior Centro de Emagrecimento e Estética do Brasil. Eu sou mãe e e guru da condicionamento físico nas horas vagas. Vivo uma vida muito saudável e sou apaixonada por novos desafios, este site é feito para você, aproveite…Hoje nos referimos a exercícios especiais para relaxamento, mas fique ligadinho, logo vai conhecer ainda mais

Um corpo bem preparado para relaxamento permite abordar serenamente a modificação do próprio esquema corporal. Embora alguns exercícios possam parecer pueris, permitem desdramatizar ou relativizar uma situação, tomar consciência do problema e do próprio comportamento. Além disso, tornam possível descobrir ou talvez redescobrir um humor que ajuda de forma positiva.

Exercícios especiais para relaxamento

Soltar tensões acumuladas

  • De joelhos, em frente a uma pilha de almofadas ou cobertores, apresente o seu problema em voz alta. Por alguns minutos, mova-se em direção às almofadas como se você fosse uma pessoa, acariciando-as às vezes, às vezes batendo-as com o punho. Deixe os sentimentos fluir (raiva, tristeza…).

  • Escreva ou desenhe seu problema em um pedaço de papel; coloque-o no chão e, como se você fosse uma criança com raiva, pise nele repetidamente com raiva. Depois, parta o lençol em pedaços pequenos.

  • Pega numa toalha de banho e enrola-a. Depois, durante um minuto ou dois, bata com força na toalha do colchão.

Exercícios especiais para relaxamento

Posição relaxante

Sente-se na parte inferior de uma cadeira com um encosto, pernas abertas e joelhos dobrados, e empurre sua parte superior das costas para frente. Descanse o seu peso corporal colocando os cotovelos sobre os joelhos e antebraços entre eles. Respira fundo.

Exercícios especiais para relaxamento

Relaxamento da tensão ao esticar a parte de trás

De pé, as pernas juntas, permitem que o busto desça lentamente para a frente, sem forçar ou levantar a cabeça, dobrando a coluna vertebral. Segure por alguns momentos antes de subir lentamente em sentido inverso.

Proteja-se

Uma pessoa em seu ambiente lhe causa grandes momentos de angústia ou estresse. Imagina-a à tua frente e pensa que ela está a ficar cada vez mais pequena até estar ao nível do joelho. Imagine que a sua voz e as suas palavras se transformam gradualmente em sussurros fracos.

Exercícios especiais para relaxamento

Posição El Gato

Este exercício relaxa as costas e libera as tensões acumuladas durante a jomada. Põe-te de joelhos e deixa a barriga descer lentamente. Então entre na barriga e arqueie as costas, como se fosse um gato amuado. Mantenha sempre a cabeça alinhada com as costas.

Exercícios especiais para relaxamento

Gestos de Pescoço

Estas posturas desbloqueiam as tensões no pescoço e nos ombros:

  • Vira a cabeça da esquerda para a direita.
  • Mexe a cabeça para cima e para baixo.
  • Descrever um movimento circular com a cabeça em uma direção e na outra.
  • Contrair os músculos do pescoço anterior.

Exercícios especiais para relaxamento

Revisões dos exercícios de “Handsfree”

Para além dos exercícios “mãos livres” listados abaixo, pode ser interessante ter em casa uma roda de estilo de figura, uma bicicleta estacionária para pedalar, um dispositivo de remo e tensores. Esta sessão básica deve começar com um ligeiro aquecimento: saltar ligeiramente em ambos os pés sem ficar muito alto ou saltar para a curva.

Exercícios especiais para relaxamento

Exercícios de Pescoço e Ombro

  • Numa posição vertical, com os pés juntos, as mãos debaixo do queixo e os cotovelos ao nível dos ombros, empurrar os cotovelos para trás o mais possível, mantendo sempre os braços horizontais e os cotovelos dobrados. Depois, estique os braços para trás, com as palmas das mãos para fora e volte à posição inicial. Repita o exercício cerca de dez vezes, alternando os dois movimentos.

  • De pé, com o estômago dentro e os braços ao longo do corpo, balance os braços para trás e vire-os para que as palmas das mãos se olhem umas para as outras e os polegares apontem para cima. Repita cerca de dez vezes.

  • Sentado de joelhos, com as costas direitas, as mãos nas coxas e a cabeça erguida, incline o queixo para o peito, levante a cabeça e deixe-a cair lentamente para trás, até tocar nos ombros. Opcional: Com a cabeça para baixo e sem mover os ombros, vire lentamente a cabeça num círculo completo. Repetir várias vezes alternando o sentido de rotação.

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