Exercícios para obesos mórbidos

Oi, gente, tudu bem? a Anna Paula e eu trabalho como gestora em Emagrecentro no Jabaquara. Eu sou mãe e uma blogger no meu tempo livre. Vivo uma vida ativa e muito saudável e tem como missão transformar vidas! este artigo é feito para você, aproveite…Hoje vamos apresentar para vocês exercícios para obesos mórbidos, até mais. ?

Os primeiros tratamentos comportamentais desenhados durante a década de 1970 para controlar a obesidade não levaram em conta a importância de modificar os padrões de atividade física de indivíduos obesos; entretanto, hoje é um dos componentes básicos que qualquer pacote de tratamento comportamental deve ter.

Teoricamente, se comer menos e exercitar-se mais, o equilíbrio energético será alterado, favorecendo a perda de peso. Existem sete razões fundamentais :

Queimar calorias.

2. Combater as doenças da obesidade. Pode baixar a pressão arterial e o colesterol, melhorar o metabolismo dos hidratos de carbono e também o autoconceito.

3. Proporciona confiança para seguir uma dieta.

4. Ajuda a controlar o apetite. Como vimos no Capítulo 3, estudos com animais e humanos sugerem que o exercício ajuda a controlar o apetite quando feito moderadamente.

5. Preserva a musculatura corporal. Ao fazer dieta o corpo perde tecido adiposo e tecido muscular, enquanto combina dieta com exercício físico aumenta a perda de tecido adiposo e diminui a perda de tecido muscular.

6. Aumenta a taxa metabólica. Dieta e perda de peso diminuem a taxa metabólica fazendo com que o corpo queime menos calorias para o funcionamento básico. No entanto, quando a dieta é combinada com exercício físico, essa diminuição da taxa metabólica é compensada e, embora a duração do efeito seja desconhecida, o metabolismo acelera.

7. Correlaciona-se com a manutenção do peso perdido. O exercício físico é um dos fatores que melhor prediz que o peso perdido durante o tratamento é mantido por longos períodos de tempo.

Exercícios para obesos mórbidos

Além dos motivos indicados

E como comentamos na seção 5.4, é importante ter em mente que os efeitos do exercício físico sobre o consumo de alimentos e peso corporal dependem em parte do tipo de exercício , da frequência, duração e intensidade das sessões de treinamento, bem como da idade, sexo e porcentagem de sobrepeso do sujeito.

Assim, como Bjórntorp (1976) indica, para que o exercício físico reduza significativamente a gordura corporal, ele deve ser praticado vigorosamente por pelo menos dois meses.

Por outro lado, o exercício físico dentro de um programa de tratamento da obesidade tem sido associado a mudanças de humor positivas (Folkins e Sime, 1981; Fremont e Craighead, 1984), ou com reduções significativas no estresse produzidas por uma dieta contínua (Foreyt, Goodrick e Gotto, 1981).

Até muito recentemente, os programas comportamentais contemplavam a necessidade de aumentar a atividade de duas maneiras. Uma, analisando o estilo de vida do indivíduo obeso através do auto-cadastramento e depois instigando-o a aumentar seu exercício diário através de instruções como: usar as escadas ao invés do elevador, descer do ônibus uma parada antes do destino, estacionar a algumas quadras do local para onde o sujeito vai, etc…

Esta linha de ação tem a vantagem de poder ser realizada sem grande atraso e favorece a mudança de estilo sedentário da maioria dos obesos, embora produza poucas mudanças de peso (Epstein, Wing, Koeske, Ossip e Beck, 1982)

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. Exercícios para obesos mórbidos

A segunda forma de incluir a atividade física

Dentro do programa de tratamento consiste em desenhar um programa específico para cada sujeito, aumentando gradualmente a qualidade e quantidade do exercício a ser realizado. Este tipo de programa tem como objetivo fundamental modificar os hábitos de atividade física dos sujeitos, tendo a vantagem de permitir que cada indivíduo selecione o tipo de exercício que vai realizar, bem como a quantidade com que vai começar.

Katahn (1982) e Brownell (1985) forneceram excelentes exemplos do tipo de programas que devem ser recomendados para todos os tipos de sujeitos obesos. Apesar das razões e vantagens já apontadas que justificam a inclusão da atividade física no tratamento comportamental, é importante conhecer os problemas de adesão que ela apresenta.

Uma revisão da literatura de Martin e Dubbert (1982) indica que, em todas as populações, pouco menos da metade das pessoas que iniciam um programa de atividade física (seja por conta própria ou em um programa estruturado) continuarão a fazê-lo por 3 a 6 meses após o início.

Até agora, não parece prever exatamente que tipo de sujeitos são mais suscetíveis de abandonar um programa de atividade física, embora tenham sido identificados alguns elementos que podem favorecer a adesão.

Nesse sentido, Dishman (1981) indica que a acessibilidade do exercício físico, o desempenho grupal, o apoio familiar, especialmente o do parceiro, e o tipo de exercício físico são variáveis relevantes que podem determinar a realização a curto e longo prazo do programa de exercício físico . A Tabela 17 apresenta algumas estratégias que podem ajudar um sujeito a melhorar a adesão a um programa de exercícios.

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