Nutrientes importantes numa dieta equilibrada

Ei, está bem? sou Anna Paula e eu trabalho como coordenadora em Emagrecentro Jabaquara, o maior Centro de Emagrecimento e Estética do Brasil. Eu sou mãe e uma blogger no meu tempo livre. Tenho uma vida ativa e bem saudável e tem como missão transformar vidas! este artigo é feito para você, aproveite…Hoje vamos apresentar para vocês nutrientes importantes numa dieta equilibrada, mas fique ligadinho, logo vai conhecer ainda mais

1 g de hidratos de carbono e 1 g de proteínas fornecem 4 kcal ao organismo, enquanto 1 g de gordura fornece 9 kcal. Por outro lado, vitaminas, oligoelementos, fibras, água e minerais não fornecem calorias.

Diz-se que certos alimentos têm “calorias vazias” , uma vez que apenas contribuem para a ingestão de energia sem qualquer ingestão de nutrientes, por exemplo, açúcar ou gordura saturada.

Nutrientes importantes numa dieta equilibrada

Hidratos de carbono ou hidratos de carbono

Estão divididos em..:

  • Monossacáridos : frutose, galactose e glucose.
  • Dissacarídeos: sacarose, lactose e maltose.
  • Polissacarídeos: amidos e fibras.

Monossacarídeos e dissacarídeos são rapidamente assimilados , enquanto polissacarídeos têm uma digestão mais difícil .

Os hidratos de carbono têm uma função essencialmente energética, mas também como “vassoura” para os intestinos. Fornecem energia a diferentes tecidos , especialmente ao cérebro e ao sistema nervoso. O principal hidrato de carbono é o amido presente nas batatas, leguminosas, arroz e farinha. Há também carboidratos no leite e nas frutas.

Após a ingestão de carboidratos e a concentração de glicose no sangue, é estimulada a secreção de insulina, que leva os açúcares para os músculos e para as reservas de tecido adiposo.

Nutrientes importantes numa dieta equilibrada

Gordura

Eles fornecem, fundamentalmente, energia calórica . Eles também estão envolvidos na absorção de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). São indispensáveis, mas apenas duas colheradas de óleo por dia seriam suficientes para cobrir as necessidades do organismo.

As gorduras animais (manteiga, banha, toucinho, bacon) abundam em ácidos gordos saturados, enquanto que os vegetais (azeite, óleo de girassol, milho) tendem a abundar em ácidos gordos insaturados, que são mais benéficos para o organismo do que os primeiros.

Proteína

Estão presentes em alimentos de origem animal (ovos, leite e seus derivados, carne, peixe), mas também em soja, leguminosas, cereais e nozes.

As proteínas são construtoras , pois são responsáveis pela restauração dos tecidos do corpo. Além de fornecer energia, são fabricantes de enzimas, hormônios e anticorpos.

Quando são assimilados, são transformados em aminoácidos , mas só são plenamente explorados se forem encontrados em certas proporções.

O corpo necessita de cerca de vinte tipos de aminoácidos, oito dos quais são aminoácidos essenciais, assim chamados porque só são obtidos através dos alimentos, enquanto o resto dos aminoácidos pode ser sintetizado pelo próprio corpo.

Nutrientes importantes numa dieta equilibrada

Vitaminas

As vitaminas são ingeridas com alimentos e não são transformadas em energia, mas são usadas para obtê-la. Eles também não são construtores de células, mas sem eles não haveria processo de crescimento. Em suma, são fundamentais. São classificados em dois grupos:

  • Vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K.
  • Vitaminas solúveis em água: Vitaminas C e B-complexas.

Se as vitaminas são escassas, ocorrem doenças de deficiência como o escorbuto, uma fraqueza causada pela falta de vitamina C.

Se a fruta e os legumes forem normalmente incluídos na dieta, já são fornecidas quantidades suficientes de vitaminas. A vitamina C encontra-se principalmente nos citrinos, E nos cereais, K nos produtos hortícolas e especialmente no tomate.

Os vegetais são os principais portadores de vitaminas , mas as vitaminas B abundam na carne, ovos, cereais e leite. A vitamina D é encontrada nos produtos lácteos, e a vitamina A, além de ser encontrada nos vegetais, é abundante no leite e no fígado.

Para aproveitar as propriedades vitamínicas dos alimentos, é aconselhável comê-los com a pele, evitar cortá-los demasiado (o contacto com a luz e o ar destrói-os) e fervê-los o suficiente para preservar ao máximo as suas propriedades (o caldo de cozedura vegetal concentra as suas vitaminas).

Nutrientes importantes numa dieta equilibrada

Minerais

Os minerais também são vitais. Fazem parte do sistema hormonal, fluidos corporais (como suor e sangue) e desempenham um papel importante no funcionamento dos nervos e músculos.

Estima-se que existam cerca de cem minerais no corpo, dos quais apenas cerca de vinte são essenciais. Os minerais essenciais são divididos em..:

  • Macroelementos. Sódio, cloro, potássio, cálcio, fósforo e magnésio são necessários em grandes quantidades.
  • Elementos de rastreamento. Pequenas quantidades de ferro, zinco, manganês, cobre, iodo são necessárias.

Aqui estão apenas alguns exemplos práticos de suas funções: o cálcio é essencial para os ossos; o ferro transporta oxigênio através do sangue por todo o corpo; o iodo regula o funcionamento adequado da glândula tireóide; e o sódio e o potássio atuam juntos para equilibrar a retenção e o fluxo de fluidos corporais.

Fibra

Os alimentos que têm fibra têm pouca gordura, mas muitas vitaminas e minerais. Frutas e legumes, legumes, cereais, nozes e legumes carregam fibras.

Em maior ou menor medida, todos os alimentos vegetais fornecem fibra, uma substância que passa directamente para os intestinos sem ser digerida e que actua “varrendo” e evacuando com ela os restos de alimentos que não podem ser assimilados. Com efeito, a fibra é constituída por várias substâncias, como a celulose ou a lenhina.

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