Saiba mais sobre Alimentos de Baixa Caloria

Ei, pessoal, está bem? me chamo-me Anna Paula, trabalho como manager da unidade Emagrecentro no Jabaquara, o maior Centro de Emagrecimento e Estética do Brasil. Eu sou mamãe e guru da aptidão nas horas vagas. Levo uma vida muito saudável e sou apaixonada por novos desafios, este blog é feito para você, aproveite…Hoje nos conversamos sobre saiba mais sobre alimentos de baixa caloria, até mais. ?

Nossa sociedade apresenta outras peculiaridades , e assim tem sido observado como nas últimas décadas; um grande consumo de alimentos leves se desenvolveu em países avançados. Esta atitude resulta da redução das necessidades energéticas na dieta , principalmente devido a sedentarismo .

Os alimentos de baixa caloria (que chamaremos de light, para seguir a tendência atual de uso de palavras em inglês) poderiam nos ajudar nesta redução calórica e não apenas na luta contra obesidade , mas também contra as chamadas doenças da nossa civilização, especialmente cardiovascular .

Do ponto de vista fisiológico existem indicações clínicas de que estes alimentos podem ser uma verdadeira ajuda na estabilização do peso , sempre dentro de uma estratégia nutricional prefixada.

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Os alimentos leves

O alimento leve ideal seria aquele que fosse simultaneamente pobre em açúcar, gordura, não-alcoólico e rico em fibras . A fibra tem sido usada com sucesso no tratamento da constipação e no controle do diabetes ; porque uma diminuição nas necessidades de insulina tem sido observada em pessoas dependentes de insulina que consomem fibras abundantes.

Há também estudos que recomendam que as fibras solúveis (pectina, goma-guar) têm um efeito redutor nos níveis de colesterol , tanto em pacientes com hipercolesterinemia como em pessoas saudáveis.

Muitas doenças de nossa civilização, e em particular constipação , divertículos e câncer de cólon, poderiam resultar de uma redução no consumo de fibras , como apontam os estudos epidemiológicos de Cleave e Trowell.

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O farelo de trigo tem sido amplamente utilizado como fonte de fibra alimentar. É um ingrediente tradicional bem aceite pelo consumidor; sob a forma de pão integral e cereais de pequeno-almoço, obtendo-se uma proporção de fibras alimentares de 85 g/quilo; enquanto no pão branco a proporção é de 25 g/quilo.

Numerosos estudos demonstraram que a fibra alimentar , ao aumentar a massa e a viscosidade do bolo alimentar e ao diminuir a resposta de insulina, conduz a um aumento da saciedade e à sensação de “estômago cheio”.

Como conclusão, poderíamos dizer que o consumo regular de alimentos leves leva ao aprendizado do conteúdo calórico real dos alimentos, permitindo um novo ajuste da ingestão às necessidades calóricas.

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