Saiba tudo sobre a dieta vegetariana

Hey, gente, chamo-me Anna Paula e eu trabalho como coordenadora em clínica estética Emagrecentro no Jabaquara. Eu sou mamãe e blogueira no meu tempo livre. Tenho uma vida bem saudável e sou apaixonada por novos desafios, este site é feito para você, aproveite…Hoje nos conversamos sobre saiba tudo sobre a dieta vegetariana, até mais. ?

Em primeiro lugar, a dieta vegetariana deve ser diferenciada da dieta ovo-lacto-vegetariana. Os vegetarianos alimentam-se exclusivamente de alimentos de origem vegetal.

Por outro lado, os ovo-lacto-vegetarianos incluem leite e seus derivados (iogurte, queijo) e ovos em sua dieta.

Manter uma dieta vegetariana requer alguma prática para fazer combinações ideais, a fim de garantir a máxima utilização de proteínas, uma assimilação eficaz do ferro e um suprimento suficiente de vitamina B12 e cálcio.

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No entanto, com a dieta ovo-lacto-vegetariana é improvável que tais deficiências surjam devido à inclusão de alimentos de origem animal.

Proteínas animais e vegetais

Muitas pessoas acreditam que se você não comer carne ou peixe há desnutrição . Isto deve-se à crença errada de que a carne e o peixe contêm mais proteínas do que qualquer outro alimento.  A carne contém 25% de proteína e ocupa um lugar intermediário na escala de conteúdo de proteína, comparável a nozes, queijo, feijão ou peixe.

Surpreendentemente, o alimento no topo da escala é vegetal, farinha de soja, que contém 40% de proteína.

Mas por que se diz que as proteínas vegetais são “incompletas” enquanto os animais são considerados “completos”? A menos que sejam feitas certas combinações de proteínas vegetais, estas são normalmente menos utilizáveis do que as proteínas animais.

As estruturas das proteínas animais são mais semelhantes às humanas do que as plantas, e por esta razão o organismo assimila-as melhor. Quando come um ovo, assimila 100% das suas proteínas, enquanto que quando come feijões, a proporção é muito mais baixa, apesar de conterem mais proteínas.

Para optimizar a utilização das proteínas vegetais, é necessário estabelecer determinadas associações alimentares: cereais e leguminosas ou verduras, cereais e produtos lácteos, leguminosas e frutos de casca rija.

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Ferro e vitaminas na dieta vegetariana

Os alimentos vegetais são, por excelência, aqueles que fornecem mais vitaminas e minerais. Exceto para a vitamina B12, que é geralmente encontrada em vísceras animais ou gemas de ovos. Assim como em certos tipos de algas e derivados de soja (tempeh, tofii).

No que diz respeito ao ferro, difere em heme e não heme ambos qualitativamente iguais . Heme está presente em carne e vísceras, e não heme em alimentos vegetais. O organismo tem dificuldades em assimilar ferro não heme, mas esta assimilação pode ser facilitada se for associada a certos ativadores, como a vitamina C.

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