Substituindo Carne na Minha Dieta

Hey, pessoal, está tudo em ordem? o meu nome é Anna Paula, me encargo em clínica estética Emagrecentro no Jabaquara, o maior Centro de Emagrecimento e Estética do Brasil. Eu sou mamãe e e guru da condicionamento físico nas horas vagas. Tenho uma vida saudável e sou apaixonada por novos desafios, este blog é feito para você, aproveite…Hoje falamos sobre substituindo carne na minha dieta, mas fique ligadinho, logo vai conhecer ainda mais

A lata de carne pode ser substituída por uma série inteira de produtos com um grande valor nutricional . A sua principal vantagem é que reduzem o nível de colesterol “mau”. Porque são alimentos de origem vegetal que não contêm ácidos gordos saturados.

A maioria dos substitutos da carne baseia-se na soja (a leguminosa mais rica em proteínas) ou no gérmen de trigo.

Substituindo Carne na Minha Dieta

Seitan

Esta antiga comida oriental, feita de gérmen de trigo, é rica em proteínas e fibras, e tem pouca gordura. É feito cozendo uma massa de trigo em um caldo de raiz de gengibre, algas marinhas kombu e tamari (molho de soja), mas já pode ser preparado em estabelecimentos de alimentação natural.

Seitan tem sabor, textura e consistência semelhantes aos da carne. Cerca de 180 g de seitan cobrem praticamente as necessidades diárias de proteínas e contêm apenas 140 kcal, enquanto uma carne assada, com a mesma quantidade de proteínas, representa uma ingestão dupla de energia.

O seitan é um alimento ideal para crianças e mulheres grávidas , e também é adequado para diabéticos devido ao seu baixo teor de hidratos de carbono.

Prepare Pequenos Livros de Seitan

Esta receita é uma maneira muito fácil e apetitosa de se aproximar do sabor e textura da seitan. O seitan é cortado em livretos, que são recheados com queijo fatiado. Passe-os por pão ralado integral e ovo, e frite-os em azeite virgem muito quente até ficarem dourados. Quando forem retirados da frigideira, coloque-os sobre papel de cozinha para eliminar o excesso de óleo que absorveram.

Substituindo Carne na Minha Dieta

Tempeh, uma boa escolha

Tempeh é um alimento fermentado de semente de soja branca, com aroma de nozes e textura densa e ligeiramente carnuda. É um alimento forte, com um sabor mais intenso que outros derivados da soja.

A acção das enzimas durante a fermentação torna as sementes mais digeríveis. Enquanto o micélio usado para envolvê-los fornece vitaminas valiosas do grupo B, especialmente a vitamina B12 de origem vegetal (130% das necessidades diárias). Destacam-se o seu conteúdo em cálcio, fósforo e ferro.

Não tem colesterol e muito pouca gordura saturada, e seu conteúdo energético também é reduzido (157 kcal/100g). As suas proteínas (19,5%), de elevado valor biológico, têm um grau de utilização comparável ao da carne.

O Tempeh pode ser comprado em lojas de produtos naturais , que o vendem pronto para fritar em azeite virgem. Além do habitual tempeh de soja, várias combinações podem ser encontradas:

  • Soybean-millet.
  • Algas de soja.
  • Soja-semelhança.

Substituindo Carne na Minha Dieta

Conservação de Tempeh

O tempeh congelado conserva-se perfeitamente durante meses, e o tempeh fresco, embrulhado num saco de plástico no frigorífico, durante cerca de 10 dias.

Se a tempeh emitir um cheiro intenso de amônia , ela deve ser descartada. No entanto, não há necessidade de se preocupar se aparecerem algumas manchas cinzentas ou pretas na superfície, uma vez que são apenas pequenas alterações no processo de maturação.

Substituindo Carne na Minha Dieta

Tempeh na cozinha

Tempeh é muito adaptável à cozinha ocidental, especialmente marinado, assado, frito ou vaporizado. Desta última forma pode ser misturado com sumo de limão, salsa, cebolinha picada e maionese para fazer uma salada. Além disso, tanto o alho como o gengibre complementam o seu intenso sabor natural.

Para preparar tempeh frito , cortar o tempeh na forma desejada e mergulhá-lo em azeite virgem muito quente, com fogo forte. Frite até dourar e escorra em papel absorvente. Sirva quente, temperado a gosto e acompanhando um cereal ou legumes. Embora a tempeh requeira um calor muito alto, a salteação não é recomendada.

Substituindo Carne na Minha Dieta

Proteínas Vegetais Texturizadas

São proteínas vegetais elaboradas de tal forma que a sua aparência, sabor e textura se assemelham à carne. São obtidos a partir de soja, tratados com uma solução ácida que os coagula sob a forma de cordões.

Estes fios insípidos são fiados e tratados com vários aromas e corantes, açúcar, sal, albumina de ovo, glúten, óleos e aditivos como o glutamato.

Estes substitutos não contêm quaisquer subprodutos animais. Se não incluem gema de ovo, também não incluem colesterol, mas são alimentos processados e relativamente caros, com corantes e aditivos artificiais.

Deixe um comentário