Tratamento pelo exercício físico

Oi, está tudo em ordem? o meu nome é Anna Paula, trabalho como manager da unidade Emagrecentro no Jabaquara. Eu sou mamãe e guru da fitness nas horas vagas. Levo uma vida saudável e tem como missão transformar vidas! este artigo é feito para você, aproveite…Hoje falamos sobre tratamento pelo exercício físico, mas fique ligadinho, logo vai conhecer ainda mais

O efeito adelgaçante do exercício físico é bem conhecido; sujeitos que fazem exercício regularmente não são tão espessos quanto aqueles que fazem um estilo de vida sedentário, e por outro lado atletas que param de praticar esporte de repente ganham peso .

Menos conhecidos são os motivos ou mecanismos que justificam este efeito do exercício físico.

Tratamento pelo exercício físico

A razão principal

Parece ser o maior consumo de energia produzido por grandes exercícios físicos, mas, além disso, parece que ocorre uma série de mudanças metabólicas e hormonais que modificariam o uso de substratos energéticos (Krotkiewski, 1979) e quebse investem em sedentarismo e obesidade (Glass, 1981).

Uma possível influência do exercício físico na ingestão de alimentos também foi estudada, mas os resultados são discordantes. Enquanto alguns autores, como a OMS e a Cois. (OMS, 1982), não encontraram variações na ingestão de mulheres submetidas a exercício físico moderado, outras descreveram reduções paradoxais na ingestão com exercício físico leve.

O problema é estabelecer quanto tempo e intensidade deve ter o exercício físico para produzir uma diminuição da obesidade. É geralmente aceito que a duração mínima de um exercício físico regular seja de dois meses para produzir uma redução no peso.

Tratamento pelo exercício físico

Não significa que um exercício feito por menos tempo seja inútil

Mas não se traduz em perda de peso significativa. A regularidade é outro ponto importante, pois a prática esporádica de exercício físico, por mais intensa que seja, não tem efeito no controle do peso. A intensidade do exercício a ser praticado depende da capacidade do sujeito para treinar e do seu estado de saúde. Assim, provavelmente não é possível recomendar jogging para um paciente obeso e hipertenso, mas é possível andar quatro maçãs por dia.

A frequência deve ser de pelo menos três vezes por semana e, se possível, o exercício físico deve ser praticado diariamente. Além de promover a perda de peso, o exercício físico contínuo contribui para a estabilização do peso corporal.

Isto é especialmente interessante, não só na obesidade, mas também nas condições metabólicas associadas a ela, uma vez que o treinamento contínuo para manter o peso corporal estável consegue normalizar a tolerância à glicose e os níveis plasmáticos de insulina e triglicérides (Bjórntorp, 1982).

No entanto, existem riscos na prática de exercício físico regular, especialmente para pacientes adultos de meia-idade com problemas circulatórios. O mais importante é o aparecimento de arritmias letais que foram descritas em várias ocasiões.

Por esse motivo, não deve ser recomendado exercício físico significativo em pacientes com doença cardiovascular conhecida, exceto na presença de uma equipe de emergência.

O início de um treino físico intenso em pessoas de meia-idade também não deve ser recomendado. Pelo contrário, um início cauteloso e progressivo do trabalho físico deve ser recomendado, aumentando gradualmente sua intensidade e duração.

Deixe um comentário