Vitaminas O que são e para que servem

Oi, pessoal, eu sou Anna Paula e eu trabalho como gerente da unidade Emagrecentro no Jabaquara, o maior Centro de Emagrecimento e Estética do Brasil. Eu sou mamãe e fitness guru no meu tempo livre. Levo uma vida saudável e tem como missão transformar vidas! este artigo é feito para você, aproveite…Hoje falamos sobre vitaminas o que são e para que servem, até mais. ?

Ao contrário dos nutrientes básicos que fornecem energia, carboidratos, gorduras e proteínas; vitaminas e minerais podem ser chamadas substâncias vitais porque são insubstituíveis e necessárias para a vida.

Embora as vitaminas não forneçam qualquer energia ao organismo, não fazem o corpo ganhar ou perder peso; desempenham um papel importante na regulação do nosso peso corporal , uma vez que são auxiliares das enzimas nas suas múltiplas tarefas. Sem estes, o nosso metabolismo não funcionaria.

E só através de um metabolismo saudável e de um funcionamento normal é que se pode alcançar um peso corporal racional.

As 13 vitaminas conhecidas são substâncias orgânicas que se encontram exclusivamente em seres vivos, ou seja, em plantas ou animais; ao contrário dos minerais, que também são essenciais, como, por exemplo, metais elementares do tipo ferro ou cobre.

Cada uma das vitaminas é essencial para o nosso organismo. Para compreender a importância das vitaminas para a nossa saúde , temos primeiro de nos dedicar às enzimas.

As enzimas são proteínas. Estritamente falando, eles consistem de uma proteína e uma chamada coenzima. Geralmente é uma vitamina, uma proteína que contém uma vitamina ou uma molécula em cuja síntese participa uma vitamina. As enzimas que são essenciais para a digestão e as vitaminas trabalham em conjunto.

Uma célula do corpo mal abastecida pode ter centenas de enzimas. Mas se estas enzimas carecem de vitaminas como coenzima, ou seja, como um parceiro metabólico, a célula se desenvolve cada vez mais lentamente até morrer ou o suprimento de vitaminas é restaurado.

Vitaminas O que são e para que servem

Quantidades necessárias de vitaminas

Isto explica porque é que a deficiência de vitaminas não leva em poucos dias a distúrbios ou doenças, como é o caso de uma infecção, por exemplo. Leva semanas ou mesmo meses até que esta falta de vitaminas se manifeste em sintomas patológicos .

Precisamos das vitaminas em quantidades muito pequenas , que em conjunto equivalem a apenas uma colher de chá por dia. Esta pequena quantidade participa no metabolismo de inúmeras reacções químicas.

Uma dieta mista, saudável e equilibrada de frutas, saladas, legumes, leite e seus derivados e produtos integrais contém tudo o que precisamos para viver. Mas se por razões profissionais ou outras não tiver tempo ou ocasião (pessoa típica que come na cafetaria); para preparar os seus próprios menus de acordo com as regras das recomendações sobre nutrientes , geralmente a ingestão de vitaminas é insuficiente.

Os comprimidos de vitamina não podem resolver completamente esta deficiência; isto também se aplica a mulheres e homens que seguem uma determinada dieta e limitam drasticamente a sua ingestão de energia. Infelizmente, isto também leva à perda de algumas substâncias vitais. Por conseguinte, faz pouco sentido perder alguns quilos para ficar doente.

Existem dois grupos principais de vitaminas, o hidrossolúvel e o lipossolúvel. Os primeiros são vitamina C, os oito do complexo B: tiamina (B,), riboflavina (B,), niacina, pirodoxina (B6), ácido fólico, ácido pantotênico, biotina e cobalamina (Bp). Os lipossolúveis são as quatro vitaminas A, D, E e K.

As vitaminas são muito sensíveis e serão destruídas se não forem armazenadas e manuseadas cuidadosamente e se forem cozinhadas. Isto é especialmente verdadeiro para vitaminas solúveis em água.

Vitaminas O que são e para que servem

10 Regras para lidar com vitaminas

  • Sempre compre vegetais e frutas frescos e coma-os crus se possível; sem conservas.

  • No frigorífico, os vegetais frescos e as frutas perdem vitaminas. É melhor comprá-los ultracongelados.

  • A luz destrói as vitaminas riboflavina (B 2 ), A e D. Portanto, armazenar o leite e o pão em recipientes opacos.

  • Não lave vegetais e frutas frescas durante muito tempo, caso contrário as vitaminas B e C são perdidas.

  • Prepare frutas, saladas e vegetais frescos pouco antes de cozinhar ou comer. Ao cortar, descascar e deixar as peças abertas, as vitaminas degradam-se enzimaticamente.

Vitaminas O que são e para que servem

Também são importantes:

  • Durante a cozedura, utilize o mínimo de água possível, que os legumes absorverão no final da preparação. Como resultado, não restam nutrientes importantes no caldo.

  • Utilize preferencialmente recipientes de vidro, alumínio ou aço inoxidável para cozinhar. Embora os vasos de ferro tenham a vantagem de transmitir este elemento aos vegetais, podem destruir a vitamina C. O mesmo se aplica ao cobre ou ao latão. O cobre também pode destruir o ácido fólico e a vitamina D.

  • Cozinhe as batatas com a pele para que as vitaminas não se percam.

  • Coma pão integral em vez de pão branco ou misture com arroz não descascado, porque as vitaminas estão nas camadas exteriores dos cereais.

  • Não assar o pão, pois ao fazer tanta tiamina (B,) é destruída. Da mesma forma, a crosta do pão tem menos tiamina do que a migalha.

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